quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Minha Experiência com Aparelho Ortodôntico - Tracionamento de Caninos Inclusos


Alouuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

Já contei aqui do meu problema e da consequente necessidade de fazer um tratamento ortodôntico que envolveu uma cirurgia de laçamento de caninos inclusos e uso de aparelho. Mais uma vez, vou colocar fotos feias, então não continue lendo se não quiser ver, ok?! 


A primeira parte do relato está neste link aqui: Laçamento de Caninos Inclusos

Continuando meu relato, após a cirurgia, passei um mês sem poder mexer no aparelho para me recuperar. Depois, começou o meu tracionamento de caninos inclusos. Como disse antes, um botão foi colado em cada canino incluso e preso a um amarrilho atado ao fio do aparelho. Daí para frente, cada vez que eu ia na manutenção, minha ortodontista puxava mais os dentes apertando mais o amarrilho ao fio.
          Durante o período do tracionamento - o canino esquerdo bem mais exposto que o direito.

Nem preciso dizer que doía um pouquinho, né? Enquanto ela puxava, eu não sentia dor, apenas uma pequena pressão, mas depois os dentes ficavam bem sensíveis. Com o tempo, fui percebendo que quanto mais dor eu sentia, era melhor, pois mais os dentes andavam! Então, quando eu não sentia nada, reclamava para ela puxar mais hehehehehehe!

Em um período do tratamento, a orto achou melhor colocar uma barra palatina no meu aparelho e essa sim foi a pior fase para mim. Um fio curvo, rígido e retorcido atravessava minha boca por dentro, pelo palato, ligando os molares e presos pelas bandas. Fiquei falando com "voz de cuspe", sabe aquela voz xexelenta? Isso machucava tanto minha língua, era insuportável! Doía mesmo e ficou uma marca branca atravessando a língua. 

Todo mundo sabe que usar aparelho é chato, é irritante e doloroso, mas nada se compara ao uso da barra palatina para mim! Foi muito doloroso, insuportavelmente Irritante, extremamente chato, absolutamente terrível! Reclamei tanto que a orto acabou tirando para aliviar a dor por um tempo e, graças a Deus, não colocou mais. 

O pior é que passei a sentir um incômodo na língua sempre que tomo sorvete. Mesmo depois de muito tempo já sem usar a barra, tomar sorvete continua causando incômodo na minha língua. É como se ela estivesse mais sensível e o gelo faz doer um pouco. Minha irmã, que é Fonoaudióloga, me disse que provavelmente eu não vou mais recuperar essa parte da língua que sofreu o dano e vou continuar sentindo o tal incômodo quando tomar sorvete... Uma pena, mas pelo menos a sequela foi somente esta, aparentemente.

Em outro momento do tratamento, precisei fazer um levante de mordida. O tracionamento fez com que meu incisivo direito recuasse e o canino não avançava, por não passar pelos dentes de baixo. Então, a orto aumentou meus molares inferiores com resina para minha mordida ficar mais aberta e o canino poder passar. Isto foi feito com muito cuidado e observando minhas reações, pois eu já tive um problema sério de ATM antes. De fato, acabei desgastando meu incisivo superior direito (vizinho do canino) por conta do estresse do aumento da mordida. Chato, mas, lá na frente, tudo se ajeita com resina...

O processo do tratamento todo é bem lento, pelo menos no meu caso foi. Na verdade, um dente andou até relativamente rápido, mas o outro foi bem resistente. A orto disse que, como todos nós temos os lados do corpo um pouco diferentes, é normal cada dente reagir de uma forma ao tratamento. Daí, depois de um certo tempo, pouco mais de um ano depois da cirurgia de laçamento, eu estava com um canino certinho no arco e o outro mal aparecia...
 
      Nestas fotos dá pra ver o canino direito no arco e o esquerdo ainda começando a sair.

Chegou um ponto do tratamento que meus caninos estavam bastante cobertos pela gengiva que havia sobrado da cirurgia de laçamento. O canino direito, principalmente, ficou bem escondido, e foi necessário fazer uma pequena cirurgia com um periodontista para cortar a gengiva e expor mais os caninos. 

Fiz raio x novamente e uma limpeza dos dentes antes da cirurgia. O periodontista foi Dr. Bruno Rosa da Face Imagem, muito bom. A cirurgia foi super rápida e bem tranquila, com anestesia local e sem óxido nitroso (que penaaaaaa hehehehehe). Tomei antibiótico também, usei um enxaguante bucal (que nem precisou ser aquele Periogard) durante algumas semanas e pronto, fiquei com um caninão!

Fiquei muito feliz com meu caninão esquerdo, como o da maioria das pessoas hehehehe, mas o direito continuava escondido... Achei que estaria com os dois caninos na minha segunda formatura, mas, infelizmente, ainda era só um aparecendo nas fotos...
  
Há pouco menos de um ano, coloquei o aparelho nos dentes inferiores. Eles eram bem certinhos e não havia muito o que se fazer neles, exceto girar um pré-molar que era tortinho e nem dava pra ver. O dentinho girou, mas acabou tirando o canino esquerdo do lugar, ficou levemente mais para dentro.

Tempos depois, fiz mais uma pequena cirurgia com o periodontista, desta vez para expor um pouco mais apenas o canino direito. Tudo foi mais tranquilo ainda! Ao final do tratamento, provavelmente terei que fazer outra, pois ainda há diferença de tamanho de gengiva entre os caninos direito e esquerdo. Também vou precisar fazer uma "reanatomização" com resina dos incisivos e caninos para ficar tudo certinho. Vou arrumar tudo direitinho quando tirar o aparelho, fazer limpeza, clareamento, cuidar da estética!

Enfim, o tratamento continuou e eu segui certinho. Posso dizer honestamente que nunca faltei a uma manutenção sequer! Ora, o interesse de adiantar o tratamento era meu, queria logo meus dentes no lugar para me livrar do aparelho, então, todo santo mês eu estava lá na cadeira da ortodontista. Se pudesse, iria até mais de uma vez por mês, mas a orto nunca deixou!

Agora, três anos depois do início do tratamento, tenho os dois caninos permanentes no arco. Não estou mais banguela!! Minha orto acha que já está bom, mas eu ainda estou vendo umas coisinhas para corrigir. Na minha opinião, meus incisivos e canino do lado direito da arcada superior ainda estão mais para dentro do que os do lado esquerdo, que estão mais alinhados e expostos. Percebo diferença quando passo a língua e na mordida, inclusive. Acho até que o canino direito poderia descer mais um tiquinho, mas a orto tem certeza que não, que ele já está na altura certa. Além disso, o canino esquerdo da arcada inferior ainda precisa voltar para o lugarzinho dele.

   Foto atual com os caninos permanentes no lugar! Finalizando o tratamento!!

Falta pouco! Já fiz a panorâmica para a finalização do tratamento e minha orto disse que, já na próxima manutenção, vai moldar minha contenção da arcada inferior. Devo tirar o aparelho em dois ou três meses! Queria ir para a formatura da minha mãe e do meu marido sem aparelho, mas tudo indica que ainda não vai dar tempo... Contagem regressiva!! Depois volto para contar sobre a finalização e retirada do aparelho, ok?!

Beijoks, Manu :)

4 comentários:

N on 6 de agosto de 2014 às 10:21 disse...

Oi, estou fazendo tracionamento. O seu tratamento, no total, vai durar quatro anos? Minha orto falou que o meu duraria de 1,5 a 2 anos, espero que não dure mais que isso, tô super ansiosa para retirar o aparelho. Fiz a cirurgia de tracionamento (só 1 canino) há duas semanas, já fiz manutenção e, agora, hora da espera. Eu uso a barra palatina desde o começo do tratamento (há 6 meses), tb sinto esses problemas e tenho uma risca na língua, mas acho que já acostumei (achei que ia ser impossível). A orto falou que só vai tirar quando o canino descer.. Enfim. Acho que vc já tirou o aparelho né? :)

Emanuelle Caffé on 22 de setembro de 2014 às 04:38 disse...

Olá! Eu tirei o aparelho fixo em junho deste ano, foram 3 anos e meio de aparelho fixo. Agora estou usando a contenção, o que já é um alívio, mas o tratamento total ainda não foi finalizado porque ainda preciso fazer manutenção do aparelho móvel. Então, acredito que, no total, o tratamento vai mesmo chegar aos 4 anos (talvez até passar um pouco). Vou fazer um post sobre esta nova etapa do tratamento. Achava que ninguém estava lendo, mas agora me animei rsss! Obrigada por comentar!! Bjoks :)

Kelly Frutuoso on 7 de outubro de 2014 às 21:34 disse...

Nossaaaa, acabei de colocar há um mês, fiz a primeira manutenção semana passada, duas noites dormindo mal, dores horrendas, vontade de arrancar esse aparelho e não usar mais, como vc aliviava a dor da manutenção?

Emanuelle Caffé on 4 de dezembro de 2014 às 11:29 disse...

Oi, Kelly! Desculpa a demora em responder, mas o blog andava meio paradão... Olha só, eu não fazia nada, esperava passar, aguentava a dor mesmo chateada... Mas vc pode pedir pro seu orto te passar algum analgésico ou relaxante muscular que ajuda. Meu cunhado disse que usava os dois kkkkkkk! Outra coisa que melhora as feridas que se formam na boca é a pomada Omcilon em Orabase, mas não sou médica, não posso receitar. Converse direitinho com seu orto! Boa sorte no tratamento! Aguenta firme que tudo dá certo!! Bjoks :)

Postar um comentário

 

Emagrecendo & Embelezando Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada