terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Minha Experiência com Aparelho Ortodôntico - Laçamento de Caninos Inclusos


Oieeeee!!

Pegando o embalo da postagem de Pri, vou compartilhar a minha experiência de aparelho ortodôntico (ela também vai contar a história dela depois, caso parecido com o de Cau). Antes de embarcar nessa, eu pesquisei muito, li vários casos, vi foto, quis saber tudo! Mas não encontrei muitos relatos e impressões pessoais, só mais casos clínicos mesmo. Então fica o meu relato para quem precisar fazer algo parecido e quiser conhecer como é o processo ou para quem tiver curiosidade mesmo. Primeiro, vou contar até a minha cirurgia de Laçamento de Caninos Inclusos. Tem fotos feias mostrando como ficou, então só continue lendo se quiser ver, ok?!

Eu tinha uma pequena falha no meio da arcada superior quando pequena, entre os incisivos centrais, e detestava. Então comecei a enfiar bocal de caneta entre os incisivos laterais para juntar os do meio. Juntei os dentes do meio, de fato, mas fiz duas belas fendas entre os incisivos laterais. Sorrindo de frente, tudo beleza, mas de lado, lá estava o buracão. Mas isso não me incomodava a ponto de usar aparelho. Além do mais, sabia que poderia fechar os espaços com resina e ficaria tudo certinho.


Não sei bem se foi de tanto eu forçar os dentes que acabou apertando o espaço dos meus caninos, mas o fato é que nem os de leite caíram, nem os definitivos nasceram. Meus caninos de leite nunca amoleceram e os permanentes nunca deram sinal de vida, então, fiquei adulta com dentinhos de leite hehehehehe!

Com cerca de 13 anos, eu já sabia que precisaria fazer um tratamento que envolvia cirurgia e aparelho ortodôntico para corrigir a situação. Optei por não fazer o tratamento e assumir meus dentinhos fofinhos, pois não estava disposta a usar aparelho nem a ficar "banguela" em plena adolescência. Quando eu tivesse dinheiro, fecharia os espacinhos com resina e pronto.

O tempo passou e nunca tive problema com os dentinhos, que continuavam no mesmo lugar. Porém, às vésperas do meu casamento, fui ao consultório odontológico refazer uma obturação que tinha caído e a dentista me disse que meu canino permanente estava apontando no palato e eu precisaria fazer o tratamento. 

Que susto! Quando olhei no espelho, vi que realmente tinha uma pontinha rasgando meu céu da boca! Socorro!! Com 28 anos de idade!! Não acreditei que, àquela altura do campeonato, eu precisaria ficar "banguela"...

Eu e minha irmã no meu casamento (sou a loura da foto). 
Dá pra perceber o tamanho do meu canino minúsculo e o espaço entre os incisivos!

Claro que me casei antes, com meu sorrisinho de criança hehehehehe! Mas, logo depois que voltei da lua de mel, fui providenciar minha documentação. Fiz todos os exames (raio x, panorâmica, molde, fotos, etc etc) e levei à ortodontista de minha irmã, Dra. Adriana da Clisae (no Cabula), que é maravilhosa! Ela analisou e concluiu que a posição dos caninos estava favorável e que eu poderia posicioná-los no lugar certo. Aí começou minha história de aparelho...

Coloquei os aparelhos logo para juntar os incisivos, fechando aqueles velhos espacinhos, e abrir espaço para os caninos definitivos descerem. Cerca de 6 meses depois, a ortodontista disse que eu já estava pronta para a cirurgia de laçamento de caninos inclusos. Não tive dinheiro para fazer imediatamente, então, com uns 9 meses de aparelho, fui fazer a cirurgia.

O cirurgião foi o mesmo de minha irmã também, Dr. Joaquim Dultra, que é excelente! Ele aplicou anestesia local e eu não senti nenhuma dor. Também me deu óxido nitroso (o famoso gás hilariante) para inalar e fiquei tão calma, mas tãaaaoooo relax, que tive crises de risos no meio do procedimento! No final das contas, foi uma experiência super divertida e interessante! Paguei R$ 800,00, na época, e dividi em 8 vezes, tudo bem facilitado. Mas saí de lá banguela, pois os meus canininhos de leite foram extraídos... 

O cirurgião abriu meu palato e colou um botão em cada canino incluso, prendendo um amarrilho ligando-os ao fio do aparelho. Bem brutal, né? Mas foi tranquilo, o cirurgião até brincou comigo, me deixou bem confiante. Costurou e pronto, fiquei horrível hehehehehe!

 

Estas fotos são do período após a cirurgia de laçamento. Os fios pretos são as linhas dos pontos. As fotos estão péssimas, pois a câmera do celular era terrível hehehehe! Mas já dá pra ver um pedacinho de um canino à mostra de um lado e do outro totalmente sem canino. Banguelinha :(
 
A recuperação da cirurgia foi relativamente tranquila, tive apenas um episódio de pus dentro do ferimento (que a orto limpou), mesmo tomando os remédios e fazendo a limpeza corretamente (isto porque o alimento pode acumular no local e a limpeza é difícil e dolorosa). Para comer era muito desagradável, doía bastante e, às vezes, algum alimento mais pontudinho machucava com vontade o local. Eu ia na lua e voltava... Fiquei um bom tempo com o palato e as gengivas sensíveis, mesmo depois de tirar os pontos. Mas me recuperei!

No próximo post, conto como foi a etapa seguinte do tratamento, o tracionamento dos caninos.

Beijoks, Manu :)


0 comentários:

Postar um comentário

 

Emagrecendo & Embelezando Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada