quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cirurgiando Ortognamente


Olá meninas!!

Na verdade este é um post que tanto serve para meninas como para meninos. Vou contar a minha experiência ao fazer minha Cirurgia Ortognática!!

Sempre fui uma criança meio dentucinha e isso me incomodava e me deixava muito triste. Sempre escondia a boca quando dava risada porque era algo que mexia com minha autoestima.

Quando eu tinha uns 10 anos, mais ou menos, minha mãe me levou ao dentista, que disse que eu precisava usar aparelho nos dentes. Porém, naquela época, aparelho era extremamente caro, era só para ricos mesmo e minha mãe, infelizmente, não teve como fazer. Naquele dia, a dentista disse que eu precisava usar um aparelho que estimulasse o crescimento da mandíbula, porque depois que a menina menstrua não ocorre mais o crescimento (palavras dela).

Ok, fiquei sem crescimento de osso. Cresci, menstruei, cresci mais e nada de usar aparelho. E continuava escondendo minha boca para sorrir.

Só quando eu fiz 20 anos foi que usei aparelho pela primeira vez.

A princípio, o dentista não tocou no assunto de osso, apenas colocou o aparelho. Vamos falar assim, o que me incomodava eram meus dois dentes incisivos centrais para frente. Então, na minha cabeça, usando o aparelho, os dentes iam pro lugar e tchau e benção. Mas não foi assim...

De 2004 a 2006 eu fiquei usando aparelho e ele não dizia nada. Foi então que eu comecei a questionar porque ele não tirava o aparelho se o que eu queria já tinha sido resolvido. Aí, e só aí, ele chamou minha mãe para explicar o seguinte: "Sua filha tem um perfil de rosto que chamamos de Classe 2" (para vocês entenderem, existem 3 tipos de perfis de rosto: Classe 1, que é normal, maxila e mandíbula alinhadas; Classe 2, que é a mandíbula para trás e Classe 3, que é a mandíbula para frente. Não necessariamente só isso, maxila e mandíbula podem estar alteradas no diagnóstico. Isso foi apenas para vocês visualizarem o perfil).

Continuando a fala do dentista: "O perfil classe 2 dela, faz com que ela tenha uma mandíbula pequena para o rosto, ela é retrognata (para trás) e com isso a mordida fica alterada. Ela morde na raiz dos incisivos centrais. Por isso que os dentes ficam pra frente. Se tirar o aparelho fixo eles voltam pro lugar errado. E se continuar assim, num futuro, ela pode perder os dentes".



Classificação de Angle: (A), Oclusão Normal; (B), má oclusão Classe I; (C), má oclusão Classe II; (D), má oclusão Classe III. 


Já imaginaram minha cara, né? Eu passei 2 anos usando um aparelho para nada!!!
Ele disse que tinham duas soluções para o caso: usar um aparelho externo para estimular o crescimento da mandíbula ou extrair os pré molares de cada lado para levar a maxila até a posição da mandíbula. Ora, de cara, para duas leigas, a melhor opção foi... usar o aparelho para estimular o crescimento! Claro!

E aí foi mais 1 ano nessa brincadeira. Como eu fazia faculdade de Fonoaudiologia e lá pro fim do curso eu tive uma matéria chamada Ortodontia Aplicada à Fonoaudiologia, fiquei muito por dentro do meu caso. E logo vi que crescimento de osso, na minha idade, era mito!

Lá vamos eu e minha mãe de novo questionar o dentista. Então, e só então (depois de 3 anos fazendo nada na minha boca), foi que ele citou a cirurgia ortognática. Só que ele não me encorajou a fazer. Disse que ele também precisava fazer e nunca teve coragem. Bom, diante disso, eu quebrei o contrato e mandei ele tirar a parafernália de metal da minha boca e dei a desculpa que era por causa da minha formatura.

Mas acho que vocês entenderam o real motivo, certo?!

Finalmente, no fim de 2008 para 2009, eu conheci uma ortodontista, dra. Adriana, que logo de cara disse que extrair os dentes não ia ficar legal; disse que eu ficaria igual uma vovozinha sem dentadura. E disse que a melhor opção, ou melhor, A opção para mim era a cirurgia.


Eu ficaria com o perfil igual ao dessa vovoí aí!! :)

Depois de idas e vindas, medo, insegurança, etc etc etc eu resolvi fazer esse parangolé.
Minha cirurgia aconteceu no dia 26 de junho de 2013, ou seja, 8 anos usando aparelho!!

E esse é um assunto para um próximo post!!

Até lá!!

Beijinhos, Pri

0 comentários:

Postar um comentário

 

Emagrecendo & Embelezando Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada