quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cirurgia Ortognática - Avanço de Mandíbula


Olá, pessoas!

Já que prometi, voltei para contar a minha experiência com a Cirurgia Ortognática. E como me propus a contar, vou falar tudo mesmo, até as coisas chatas.

Como falei no post anterior, eu tenho, ou melhor, tinha, um perfil facial caracterizado como Classe II de Angle, que no meu caso configura-se como a mandíbula para trás (minha mandíbula não acompanhou o crescimento do resto do meu rosto).

Classe II de Angle é a figura C.


Eu demorei para tomar a decisão pela cirurgia, já que trata-se um procedimento bastante invasivo, com anestesia geral e um pós operatório bastante delicado. Porém, quando decidi, fiz vários exames pré - operatórios, desde exame de sangue, até ultrassonografia de abdome. Além de colocar os ganchos para prender as borrachinhas depois da cirurgia, impedindo a abertura de boca.

Como não pode faltar, as fotos e raio x da boca:

Raio X


Bem evidente a Classe II - mandíbula para trás, nesse caso.


Foto de perfil.


Então, após a assinatura do termo de responsabilidade, que minha mãe chorou quando leu, no dia 26 de junho de 2013, eu fui internada e submetida ao processo cirúrgico. 

Lembro que entrei aparentemente calma mas estava muito nervosa por dentro e quando fui levada de maca até o centro cirúrgico, deixei minhas lágrimas rolarem, mas logo me acalmei! A equipe foi maravilhosa!! As enfermeiras me tranquilizaram e o anestesista também foi muito atencioso.

Como eu não queria ver a sondagem, sim colocam uma sonda para esvaziar a bexiga, já que trata-se de uma cirurgia bem longa, colocaram logo o oxigênio e eu só consegui contar até 3.

Apaguei e só acordei 10 horas depois. A cirurgia durou 8 horas! E eu acordei!!!

Minha irmã disse que quando eu fui pro quarto conversei com ela mas eu realmente não lembro disso. Demorei muito pra fazer xixi hehehehe, mas acho importante dizer pra vocês não se preocuparem com isso. A demora do xixi é por causa da anestesia que é geral, então o corpo demora um pouco pra reagir.

Essa foto foi tirada quando eu voltei pro quarto. Até de touca estou ainda e isso branco é uma compressa de gelo que tem que colocar de meia em meia hora. E eu não lembro de nada disso :)

Horas depois da cirurgia e meu noivo se divertindo tirando foto da monstrinha.


Observem como o rosto e o lábio ficam inchados.

Nessa cirurgia, normalmente o paciente fica internado dois dias. Eu precisei ficar mais um porque minha pressão arterial subiu e eu fiquei lá pra controlar. Então, vai mais uma foto. 

Dia da minha alta hospitalar!

Finalmente eu voltei pra casa! Minha veia já não aguentava tomar tanta medicação. Cada vez que a enfermeira injetava minha mão doía... Foi uma parte chata.

Bom, em casa também tive que tomar vários remédios e continuar com as compressas de gelo. Devo agradecer a minha família e meu noivo que, religiosamente cuidaram de mim e minha mãe que fez Reiki antes e depois da cirurgia!!

Com tudo isso, minha recuperação foi fantástica! Eu não fiquei roxa como é de costume ficar e meu rosto foi desinchando bem rápido. É lógico que tinham dias que eu me sentia pior, sentia dor mas eu sempre preferia pensar "Amanhã vai ser melhor que hoje!". E assim eu fui me recuperando.

Ah, outra coisa chata! Só fiz número 2 uns cinco dias depois da cirurgia. Fiquei desesperada mas o médico disse que é normal, devido a anestesia e a quantidade de medicamentos que se toma. Passou de uma semana, deve procurar um médico.

Óbvio que a boca estava travada (com as borrachinhas nos ganchos que falei no início), então eu só me alimentava por líquidos: sopa, suco, vitamina tudo no copo, como a boa fonoaudióloga que sou. Nada de canudo!!!

Foto do dia que eu cheguei em casa. Dá pra ver bem os cantinhos da boca feridos.


Nessa eu quis mostrar o ponto. A única coisa por fora da boca.

Como a boca é muito repuxada durante a cirurgia, os cantinhos ficam bem machucados e aí a gente usa uma pomadinha pra ajudar na cicatrização. Eu usei Ceralip da LaRoche-Posay e também o Aloe Lips da Forever (até gostei mais desse).

Ceralip - LaRoche-Posay e Aloe Lips - Forever


1 semana após a cirurgia. Ainda com as compressas de gelo e a pomadinha.

Continuando, 15 dias depois da cirurgia eu fui ao consultório do cirurgião para tirar os pontos e pra ele ver como estava. Fiquei muito horrorosa kkkkk 

Nesse dia eu passei mal. Nada demais. É porque nesse dia, ele pede pra escovar os dentes, já que até então só dava pra fazer bochechos com PerioGard sem álcool. Como minha boca não abria e a escova não entrava, eu fiquei muito nervosa e ansiosa e tive uma queda de pressão. Nesse dia ele tira as borrachinhas para poder exercitar a abertura de boca.

Já sem os pontos e com os cantinhos da boca bem melhores.

Como podem notar, eu não fiquei roxa mesmo! Continuei fazendo as compressas de gelo por muito tempo, o que ajudou muito na recuperação.

Vale lembrar que a gente fica sem nenhuma sensibilidade na região, o que gerou muita risada de mim, já que quando eu tomava sorvete me melava toda e não sentia nadica de nada! Isso se dá devido ao estiramento do nervo e ele demora para tomar a nova posição.

Hoje, 1 ano e 6 meses depois, eu ainda não sinto muito a região do mento (queixo). Essa região é a última a voltar e numa cirurgia dessa só temos o resultado final depois de 2 anos.

Realmente preciso agradecer a Deus pela equipe maravilhosa de profissionais que passou por mim:
  • minha ortodontista, Dra Adriana Oliveira, que não me deixou extrair os dentes e bateu pé firme dizendo que meu caso era cirúrgico.
  • meu cirurgião bucomaxilofacial, Dr Joaquim Dultra , que fez um trabalho impecável, desde a programação até a execução da cirurgia.
  • meu fisioterapeuta particular e noivo, Dr Felipe Rogaciano, que mesmo com minhas manhas e reclamações ele fez a manipulação certa para a recuperação.
  • meu outro fisioterapeuta, Dr Rafael Ferreira, que também me ajudou muito na postura correta da mordida .
  • Dr Francisco Tapioca que fez as sessões de acupuntura para relaxar a região temporo-mandibular.
  • todos os meus colegas da pós graduação que me mimaram muito nesse período.
E todas as pessoas da minha família, minha vovó que acordava nos horários dos meus remédios pra eu não levantar, minha mãe sempre presente com as "mãozinhas" de gelo e o Reiki (importantíssimo), minha irmã querida que me deu muito trabalho porque só me fazia dar risada e meu noivo maravilhoso que esteve ao meu lado em todos os momentos!!

Muito obrigada a todos vocês! Se eu não tivesse toda essa equipe ao meu lado a recuperação não teria sido tão perfeita!!!

Agora, algumas fotos de como fui ficando ao longo do tempo:

O comparativo do perfil: antes e depois


E das mordidas: antes em cima e depois embaixo.


1 mês depois - Eu e o noivo no niver dele!


2 meses depois - Eu e Cauane em curso já! Não fiquei um mês sem ir pra minha pós graduação!


6 meses depois. Com a minha querida ortodontista, Dra Adriana, no dia em que tirei o aparelho fixo!!!


Primeiro sorriso sem aparelho!!!!



Exatamente 1 ano depois!



E aqui como estou hoje: 1 ano e 6 meses depois! Com minha amiga querida e minha irmã amada.



Bom, é isso! Espero ter ajudado com um pouco do que eu passei! E, sim, ainda uso o aparelho móvel e vou usar por um bom tempo...

Até a próxima!

Beijinhos, Pri

0 comentários:

Postar um comentário

 

Emagrecendo & Embelezando Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada