sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

10 Passos para Deixar de Roer as Unhas



Olá mulherada vaidosa!!

Muitas mulheres sonham em ter unhas longas e bonitas, mas não conseguem por causa de um vício terrível – o de roer as unhas.
Às vezes até conseguem segurar a onda e não roer por um tempo, mas a bendita vai e lasca! Ou então, descola uma camada, formando aquela bolhinha tentadora que pede para ser arrancada. Enfim, quando a unha vai ficando feia, não dá pra resistir, afinal, ela já era mesmo, então os dentes dão um jeito.
Estou aqui para dar um depoimento que deve animar muitas roedoras compulsivas de unhas e deixar um recado: É POSSÍVEL TRANSFORMAR SUAS UNHAS! E digo por experiência própria!
Ainda me lembro de como comecei esse vício nefasto... Eu era bem pequena e detestava que cortassem minhas unhas, pois sempre sentia dor. Acho que cortavam muito rente, ou eu era sensível mesmo, sei lá, mas o fato é que doía muito. Resultado: passei a roer as unhas para que ninguém precisasse cortá-las.
O problema é que eu gostei da coisa e fui ficando compulsiva. Muitas vezes, continuava roendo até sangrar e cheguei ao ponto de – PASMEM – roer as unhas dos pés.
Sempre que meu pai ia me visitar, olhava minhas unhas e reclamava. Dizia que eu ia ficar uma mocinha com mãos feias, com unhas piores que as dos meninos. E sempre finalizava com a pergunta que me martirizava: você não quer ter unhas como as de sua mãe – que são um espetáculo – quando crescer?
Eu sonhava com belas unhas como as de minha mãe, mas não conseguia parar, era mais forte que eu! Até que chegou a adolescência e decidi que daria um jeito nas minhas unhas. Consegui.
Percebi que tinha mesmo alcançado meu objetivo quando uma colega de sala disse que eu tinha unhas de princesa. Fiquei realizada! Aquele momento me deu forças para continuar cuidando bem direitinho das minhas unhas e me mantenho assim há mais de 15 anos! Agora vamos ver como isso pode ser possível.

1º. Aceite que é um VÍCIO

Roer, cutucar, descamar, lascar, enfim, detonar as unhas é um vício e deve ser encarado como tal. Como todo vício, é algo degradante, autodestrutivo e deve ser combatido com todas as forças!

2º. Tenha FORÇA DE VONTADE

Saiba que um vício vai sempre estar à espreita, como uma voz no fundo da sua mente, te incentivando a cair na tentação de novo. Portanto, para vencer qualquer vício, é preciso foco e força de vontade. Resista!

3º. Faça as unhas SEMANALMENTE

A não ser que você tenha cutículas extremamente delicadas, procure fazer as unhas toda santa semana. Com as unhas mais bonitas e bem cuidadas, ficamos com pena de destruí-las e fica mais fácil segurar a onda.  Se não tiver grana para ir ao salão sempre, aprenda a fazer suas próprias unhas, mas não deixe que elas fiquem descuidadas.

Eu aprendi a fazer minhas próprias unhas observando as manicures e repetindo em casa o que elas faziam no salão. No início é super difícil mesmo, principalmente manipular os acessórios com a mão contrária à que escrevemos. Mas, com treino e paciência, vai ficando mais fácil e pegamos a prática. Hoje, eu nem tiro mais as cutículas, apenas empurro, mas isso é assunto para outro post...

4º. Mantenha as unhas PINTADAS

Mesmo que você não possa fazer as unhas semanalmente, mantenha-as pintadas. O esmalte protege a unha e evita que ela lasque ou que você destrua a pobrezinha. É verdade que devemos deixar as unhas “respirarem” um pouco de vez em quando, mas, quando se trata de roedoras compulsivas, é melhor evitar ao máximo deixar as unhas sem esmalte.

Já ouvi falar que é mito aquela história de que esmalte vermelho fortalece as unhas. No entanto, percebi que minhas unhas fortaleceram bastante quando usei esmalte preto por muito tempo. Uma amiga minha só usava esmalte preto na adolescência e a unha dela era tão forte que parecia um casco! Mito ou verdade à parte, gostei muito do resultado do uso contínuo de esmalte preto nas minhas unhas.

Além disso, lixe as unhas toda semana – sem falta. A lixa engrossa e acaba fortacelendo a unha, pois retira a ponta, que é mais fina, por ser mais desgastada.

5º. Tenha LIXAS SEMPRE À MÃO

Unhas que foram roídas por muito tempo são frágeis e lascam com muita facilidade. Não se deixe ter a desculpa para roer tudo de uma vez. Lascou um pedacinho, lixe e mantenha a unha arrumada.

Eu tenho lixas espalhadas em todo canto. No banheiro, no quarto, na mesa do computador, no carro, na gaveta do trabalho, na bolsa, sempre tenho lixas por perto. É só dar uma arranhadinha, que estou lixando.

6º. Use BASES FORTALECEDORAS

Existem muitos produtos no mercado que servem para fortalecer as unhas. Sempre use uma base fortalecedora antes de aplicar o esmalte. Produtos à base de cálcio, flúor, casco de cavalo, qualquer um vale, desde que não aplique o esmalte diretamente sobre as unhas.

Ao invés da acetona, procure utilizar removedores de esmalte sem tal substância, de preferência os que prometem não manchar ou ressecar as unhas.

7º. Mantenha mãos e cutículas HIDRATADAS

Use um bom creme hidratante para mãos, após lavá-las ou sempre que sentir que estão ressecadas.  Crie o hábito de hidratar as mãos, principalmente se você está constantemente em ambientes com ar condicionado. Com as mãos e cutículas hidratadas é mais difícil que soltem pedacinhos de pele. Caso soltem, não arranque! Agüente firme até que você possa usar um alicate e dar um jeito em tudo.

8º. Crie OBJETIVOS

Fique ligada nas novidades de esmaltes e escolha os que pretende usar ou a nail art que pretende fazer. Faça planos! Imagine como ficará sua mão com o esmalte pink tal ou com o vermelho vibrante tal ou com o efeito de determinada nail art... Experimente cores diferentes e crie expectativa antes, assim você vai agüentando deixar as unhas sempre cuidadas sem roer!

9º. ALIMENTE-SE BEM

Para fortalecer as unhas, é importante manter uma alimentação saudável. Não descuide de ingerir alimentos ricos em vitaminas, principalmente a vitamina A, fibras, proteínas, cálcio, enfim. Com uma alimentação rica, o corpo fica blindado contra deficiências nutritivas, que afetam diretamente não só as unhas, como a pele, os cabelos...

Já tomei muito comprimidinho de Arovit, Pantogar, polivitamínicos e hoje adotei a dica do colágeno que vi no blog Patricinha Esperta. Comecei a tomar gelatina todos os dias, espero que melhore meus cabelos e unhas!

10º. CUIDE-SE

Fuja do stress! Faça yoga, meditação, terapia, qualquer coisa para evitar a tensão nervosa. A ansiedade é a inimiga número um das unhas! É só ela chegar, que a mão vai instantaneamente para a boca. Não permita!

Com determinação e alguns cuidados, é possível transformar unhas roídas em unhas de princesa! Aproveite para se deliciar com o resultado, admirando as próprias unhas e ouvindo muuuuuitos elogios!

Espero ter ajudado!

Beijoks, Manu :)


0 comentários:

Postar um comentário

 

Emagrecendo & Embelezando Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada